Espírito Santo, protagonista da missão

outubro 4, 2011 às 9:13 am | Publicado em Formação | 1 comentário

Toda a narrativa de Atos dos Apóstolos, toda a sua estrutura e o seu conteúdo se apresentam com a característica da universalidade da missão no testemunhar a boa nova. O Espírito Santo, nos Atos dos Apóstolos, é concebido como o protagonista desta missão.

Pedro toma a citação de Joel 3, 1-5, para falar da efusão do Espírito Santo. Para ele, a efusão do Espírito Santo se estende a todos os membros do povo de Deus, sem discriminações(At 2, 17). A capacidade profética de entender a Escritura e de comunicar a Palavra é dada a todos. Segundo a concepção de Lucas, Pedro argumenta que a ressurreição de Jesus entra no projeto histórico do Pai, projeto que anuncia a ressurreição do Messias. A ressurreição de Jesus, tornada realidade, corresponde à promessa profética de Deus(At 2, 22-23). É o Espírito que unifica, mobiliza os povos elencados no discurso de Pedro. A concepção universal da ação do Espírito em Atos é uma referência à humanidade dispersa e dividida depois da tentativa de construir um imperialismo religioso-político(Gn 11, 1-9).

Pedro oferece a síntese mais rica da interpretação cristã primitiva da ressurreição como a exaltação e glorificação de Jesus constituído Senhor(Kyrios). Em uma relação única com Deus, o Jesus Glorioso pode comunicar aos que crêem, homens e mulheres, o Espírito que agora possui em plenitude(At 2, 33). A exaltação de Jesus era o passo necessário para a nova vida no Espírito Santo. O Espírito de Pentecostes e a palavra dos apóstolos dão início à nova comunidade cristã.

O discurso de Pedro, por fim, se cerca de três elementos necessários para esta vida nova, com a efusão do Espírito, que são: o arrependimento, o batismo de Jesus e o perdão dos pecados(At 2,38). O poder dos apóstolos é um poder de fé que pode ser resumido: capacidade de dobrar os ânimos, de mudar as consciências, de renovar as mentes, de dar à história um novo curso, de abrir o processo de uma nova criação.

Depois da experiência de Pentecostes, o Espírito de Deus continua a inspirar a ação de homens que se destacam pelo seu trabalho. Nos Atos dos apóstolos, o Espírito Santo chama e envia em missão figuras que a narrativa destaca pela sua atuação missionária dentro e fora do povo de Israel. Dentre essas atuações, algumas se destacam: Filipe(At 8, 26-40), que explica o sentido da Escritura ao ministro da rainha de Candace, o eunuco da Etiópia; Paulo(At 9,17), que repleto do Espírito Santo e cheio de coragem, prega a boa nova em Damasco, afirmando que Jesus é o Filho de Deus; Pedro(At 10,19), conduzido à casa de Cornélio, um pagão, coisa que ele nunca antes teria imaginado fazer em sua vida; O Espírito Santo encheu de ardor missionário a Comunidade de Antioquia, fazendo com que ela se abrisse a povos e culturas diferentes(At 13, 2); Barnabé e Paulo(At 13,4), enviados pelo Espírito Santo.

Em todo o livro de Atos, os discípulos e missionários nunca se apresentam como tristes ou mal-humorados. Preocupados sim, desorientados, nunca. O Espírito sempre abria novos caminhos, em meio aos desafios. Graças à presença ativa do Espírito Santo, as comunidades cresciam em número e no temor de Deus(At 9, 31). Em momentos de discernimento e conflito, o Espírito age para que a decisão histórica de não impor aos pagãos o fardo pesado das leis judaicas, especialmente a circuncisão(At 15, 28). Foi o Espírito que incentivou Paulo e Timóteo a entrar sem hesitação, e pela primeira vez na Europa para o anúncio do Evangelho(At 16, 6-7).

Nos Atos dos Apóstolos, a força ação do Espírito age tanto homens, quanto mulheres que  testemunham mundo afora, a Palavra de Deus(At 1, 13-14).

Também nós cristãos dos tempos de hoje somos chamados a testemunhar mundo afora a Palavra de Deus,  cheios do Espirito Santo, o protagonista, o dinamizador da nossa missão.

Vinde Espírito Santo!

Tarciana Matos Barreto

Comunidade Canção Nova

About these ads

1 comentário »

Feed RSS para comentários sobre este post.

  1. sou lider e coord do sonal oeste da p da criança aqui em meu estado,gostaria de receber mensagens sobre este tema


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com. | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: